Discurso, mídia e escola pesquisa, ensino e extensão
O projeto de pesquisa Discurso, mídia e
escola reflete sobre o funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia
com o propósito de mostrar que a língua, por um lado, presta-se à construção do
efeito de neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e
público-alvo, mas, por outro lado, é falha, equívoca, indicia tendências
ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação
em produto, leitor ou espectador em consumidor. No âmbito teórico, a pesquisa
articula duas vertentes dos estudos do Texto e do Discurso, subárea da
Linguística: a Análise de Discurso cunhada por Michel Pêcheux, considerando os
desdobramentos teóricos de Courtine (2006), e a Teoria enunciativa da
Heterogeneidade de Authier-Revuz (2004). Com esses aportes, abordamos o
funcionamento enunciativo-discursivo da língua e, em função do objeto de
estudo, o discurso midiático, enlaces com a Filosofia (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY,
2007) serão necessários. A pesquisa abriga distintas possibilidades investigativas,
por exemplo: jovem na mídia , esporte na mídia , língua portuguesa na mídia .
Após a escolha da temática e seleção de textos representativos, procederemos à
análise discursiva do corpus. Neste, quaisquer marcas linguísticas podem
indiciar funcionamentos que se dão no âmbito discursivo-ideológico, sendo que
discurso direto, indireto e aspeamentos serão enfocados a partir dos preceitos
da referida Teoria da Heterogeneidade. O projeto de pesquisa vincula-se ao
Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português, NELPP, que propõe
criar formas de escuta das problemáticas que perpassam o ensino e a
aprendizagem da língua materna. Em consonância com os propósitos do Núcleo,
prevemos que o discurso midiático, após ser objeto de pesquisa, seja tema de um
curso de leitura e interpretação ministrado pelos pesquisadores em uma escola
de Ensino Médio da educação básica de Jaguarão. O projeto de pesquisa, além de
estar vinculado ao ensino e à extensão, prevê.
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Após a
realização do projeto de pesquisa “Discurso, mídia e escola”, em que os alunos
analisam textos midiáticos atentando para seu funcionamento discursivo, o
corpus é revisto visando à preparação de oficinas de leitura de textos
midiáticos que são ofertadas a alunos da rede básica pelos pesquisadores de
iniciação científica. A linha teórica de referência, a Análise de Discurso de
linha francesa, é pensada quanto à sua aplicabilidade na elaboração de
atividades de interpretação textual, de modo que seja feita a articulação entre
uma teoria do discurso e a prática docente. Esse projeto foi realizado em 2012,
vinculado ao NELPP. Para conhecer a primeira edição, visite:
www.nelpp-unipampa.blogspot.com
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