O Programa de Educação
Tutorial (PET) congrega grupos de aprendizagem que realizam atividades de
ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor. Tais grupos
complementam sua formação acadêmica participando de atividades
extracurriculares que tentam atender aos objetivos educacionais do curso de
graduação. Através de uma gama de oportunidades de aprendizagem, espera-se a
melhoria dos cursos de graduação atendidos pelo PET e a formação de
multiplicadores, que disseminam os conhecimentos obtidos via constante integração
com professores e acadêmicos.
O PET Letras iniciou suas
atividades no final de janeiro de 2013. O grupo é formado por acadêmicos do
Curso de Letras Português- Espanhol: quatro bolsistas (Hohanne da Silva Vilela
– 4º semestre- diurno, Nathália Madeira Araujo – 6º semestre noturno, Millaine
de Souza Carvalho – 2º semestre noturno, Rocheli Regina Prededon Silveira – 4º
semestre noturno); e a tutora (Profa. Dra. Renata Silveira da Silva).
O tema do PET Letras é
“interpretações itinerantes”. Por quê?
Na área de Letras, os
licenciados atuam no ensino da interpretação tendo como foco o funcionamento da
linguagem. Dado que as formas linguageiras organizam as relações nas diferentes
instâncias da sociedade, o trabalho com a interpretação textual precisa ser
pautado na tríade“sociedade-instância comunicativa-linguagem”. Para tal, a
inter-relação entre estudos da área de Letras, como Linguística e Literatura e
subáreas, e entre essas correntes de estudos da linguagem e outros campos do
conhecimento é basilar para que o licenciado esteja capacitado ao ensino da
compreensão de textualidades produzidas em condições cada vez mais complexas.
Sendo assim, urge formação de um professor/leitor que entrecruze saberes
advindos de diferentes áreas do conhecimento. Pelo exposto, justificamos a
temática “Interpretações Itinerantes”.
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