Projeto de Extensão Tecelaria
da Palavra
Tecelaria
da Palavra denomina um espaço de aprendizagem de produção textual acadêmica
coordenado pelo PET Letras. Estamos em fase de elaboração dos seguintes minicursos:
Minicurso de escrita de gênero acadêmico resumo
informativo e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre
apresentação do trabalho científico – módulo I
Módulo I do
Tecelaria da Palavra ocorreu em agosto e setembro
O primeiro módulo do projeto
de ensino Tecelaria da Palavra
ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2013, todas as segundas e quintas das
17h às 18h30, na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Este minicurso
intitulou os temas resumo informativo e normas da ABNT sobre referências. O
projeto foi ministrado pelas bolsistas do PET Letras Hohanne Vilela, Nathalia
Araujo, Millaine Carvalho e Rocheli Silveira. Contou com a participação até o
final de nove alunos, dos cursos de Letras, Pedagogia e História.
As ministrantes foram
dividas em duplas e cada dupla ministrava uma aula. Para a realização do
projeto, foi utilizado o livro Resumo dos autores Machado, Lousada e Abreu-Tardelli
(2004). As atividades desse livro foram realizadas pela tutora e petianas com o
intuito de realizar uma capacitação prévia à realização do curso. O minicurso também
foi baseado nos procedimentos de sequências didáticas conforme Schneuwely, Dolz
e Noverraz (2004). Dessa forma, primeiro foi apresentado aos alunos o que é um
resumo informativo e como se estrutura (apresentação do gênero), em seguida foi
feita a primeira escrita de um resumo (produção inicial), após foram
trabalhados os problemas textuais, dentre eles paráfrase, frase e parágrafo
(módulos), finalizando com a reescrita do resumo pelos alunos (produção final).
Para finalizar as
atividades do I módulo de minicurso, os alunos tiveram uma aula de formatação
de trabalho acadêmico no laboratório de informática, juntamente com a
apresentação das normas da ABNT sobre referências.
O projeto permitiu às
petianas adquirir experiência na docência e aperfeiçoar conhecimentos sobre a
escrita acadêmica. No mais, o projeto oportunizou ao público, calouros, contato
com saberes que serão relevantes ao logo de sua trajetória acadêmica.
Por Rocheli Silveira
Minicurso de escrita de gênero acadêmico resumo
indicativo e normas da ABNT sobre citação e referência – módulo II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário