Tecelaria da Palavra


Projeto de Extensão Tecelaria da Palavra

Tecelaria da Palavra denomina um espaço de aprendizagem de produção textual acadêmica coordenado pelo PET Letras. Estamos em fase de elaboração dos seguintes minicursos:

Minicurso de escrita de gênero acadêmico resumo informativo e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre apresentação do trabalho científico – módulo I

Módulo I do Tecelaria da Palavra ocorreu em agosto e setembro

O primeiro módulo do projeto de ensino Tecelaria da Palavra ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2013, todas as segundas e quintas das 17h às 18h30, na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Este minicurso intitulou os temas resumo informativo e normas da ABNT sobre referências. O projeto foi ministrado pelas bolsistas do PET Letras Hohanne Vilela, Nathalia Araujo, Millaine Carvalho e Rocheli Silveira. Contou com a participação até o final de nove alunos, dos cursos de Letras, Pedagogia e História.
As ministrantes foram dividas em duplas e cada dupla ministrava uma aula. Para a realização do projeto, foi utilizado o livro Resumo  dos autores Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004). As atividades desse livro foram realizadas pela tutora e petianas com o intuito de realizar uma capacitação prévia à realização do curso. O minicurso também foi baseado nos procedimentos de sequências didáticas conforme Schneuwely, Dolz e Noverraz (2004). Dessa forma, primeiro foi apresentado aos alunos o que é um resumo informativo e como se estrutura (apresentação do gênero), em seguida foi feita a primeira escrita de um resumo (produção inicial), após foram trabalhados os problemas textuais, dentre eles paráfrase, frase e parágrafo (módulos), finalizando com a reescrita do resumo pelos alunos (produção final).
Para finalizar as atividades do I módulo de minicurso, os alunos tiveram uma aula de formatação de trabalho acadêmico no laboratório de informática, juntamente com a apresentação das normas da ABNT sobre referências.
O projeto permitiu às petianas adquirir experiência na docência e aperfeiçoar conhecimentos sobre a escrita acadêmica. No mais, o projeto oportunizou ao público, calouros, contato com saberes que serão relevantes ao logo de sua trajetória acadêmica.

Por Rocheli Silveira 

Minicurso de escrita de gênero acadêmico resumo indicativo e normas da ABNT sobre citação e referência – módulo II.













Nenhum comentário:

Postar um comentário