Formação

TÉCNICAS PARA FALAR BEM E SE APRESENTAR EM PÚBLICO

No dia 30 de maio, no XVI SULPET, a bolsista Millaine de Souza Carvalho participou da oficina intitulada Técnicas para falar bem e se apresentar em público, ministrada pela petiana Bianca Hoffmann. A petiana  iniciou a oficina com a seguinte questão: Por que aprender a argumentar? Sendo argumentar, para Bianca, a arte de convencer e persuadir. Para ela, tal arte contribui para o crescimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo. Para Bianca Hoffmann, uma boa apresentação depende da preparação, da fala, da postura. Envolvem a preparação: conhecer bem o assunto; estar preparado; não confiar excessivamente na memória; na atualidade “deve-se” utilizar as novas tecnologias; uma apresentação bem organizada, com começo, meio e fim. Englobam a fala: naturalidade; linguagem adequada; ser bem humorada, mas usar o humor corretamente; transmitir seriedade; ser autêntico. Abarcam a postura: não ter medo; cuidar, sempre, da postura e dos gestos; comunicação visual. Foi exposto na oficina que um bom apresentador não deve somente responder a uma determinada questão para quem o perguntou, mas sim para todo o público, afinal, algumas pessoas têm vergonha de perguntar, não têm oportunidade. Hoffmann aconselhou os participantes a serem seus próprios ouvintes quando apresentam um trabalho. Por fim, como parte prática, Bianca Hoffmann convidou os participantes a se sentarem nas cadeiras da frente e explicou como seria a dinâmica. Ela dividiu as pessoas em dois grupos e deu-lhe uma temática, a dinâmica seria como um debate, os participantes deveriam organizar argumentos contra e a favor, dependendo do grupo, para depois debaterem.

Bolsista: Millaine de Souza Carvalho.



O USO DA FOTOGRAFIA NA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

          No dia 4 de julho do corrente ano, as bolsitas Nathalia Araujo, Millaine Carvalho, Rocheli Predebon e Hohanne Vilela participaram como ouvintes de uma oficina que estava sendo oferecida pelo Sesc- Senac na Unipampa Campus- Jaguarão. A oficina intitulada "O uso da fotografia na documentação pedagógica" teve duração de 4h30m. A oficineira iniciou as atividades aplicando duas dinâmicas aos participantes, a primeira consistia em fazer com que os alunos caminhassem sobre folhas para alcançar as demais  que estavam no centro da sala. Nas folhas, estavam escritas as palavras diploma, sucesso, emprego, entre outras, que seriam os objetivos dos graduandos. Na segunda dinâmica, os alunos, em duplas, deviam pegar uma foto entre as que estavam sendo distribuídas e contar uma história sobre aquele momento que estava registrado. Na segunda parte, a oficina obteve um momento teórico em que a palestrante mostrou conceitos a respeito da temática, dentre eles, tratou do Punctun que traz a perspectiva que determinadas fotografias são pontiagudas, têm o poder de nos atravessar como se fossem agulhas.
Referencial Teórico Utilizado pela palestrante: Barthes, Roland. A câmara clara. Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Bolsista: Nathalia Madeira Araujo.




TÉCNICAS PARA FALAR BEM E SE APRESENTAR EM PÚBLICO

          No dia 30 de maio, no XVI SULPET, a bolsista Millaine de Souza Carvalho participou da oficina intitulada Técnicas para falar bem e se apresentar em público, ministrada pela petiana Bianca Hoffmann. 



A MÍDIA E SEUS TRUQUES




          Nilton Hernandes, no capítulo “Telejornalismo”, do livro “A mídia e seus truques: o que o jornal, TV, revista, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do Público”(2006), aborda as estratégias utilizadas pelos telejornais para manter a atenção dos espectadores. O Jornal Nacional foi o telejornal utilizado pelo autor como referência para os estudos. Dentre as estratégias utilizadas pelos telejornais, Hernandez apresenta a pouca troca de cenários feitos pelo JN, as manchetes como forma de apresentar o que ocorrerá no programa, as chamadas que acontecem no final de cada bloco para o bloco seguinte, propagandas no início e final do programa em um tempo menor, além de notícias leves e pesadas, curtas e longas serem intercaladas. Além disso, o escritor mostra as características de estrutura que os telejornais apresentam. Também ele nos relata a importância da câmera como construtora de opinião. Segundo o autor, todos esses fatores contribuem para que os telejornais passem a imagem de familiaridade e assim tenham um público fiel.
Referência: HERNANDES, Nilton. Telejornalismo. In: ______. A mídia e seus truques: o que o jornal, TV, revista, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do Público. São Paulo: Contexto, 2006. p. 119-182.
Bolsista: Rocheli Silveira.




SIMULACRO E PODER: UMA ANÁLISE DA MÍDIA


          Marilena Chauí, em seu livro “Simulacro e Poder: uma análise da mídia” (2006) analisa a mídia como formadora de opinião, mostrando como ela tem poder junto à sociedade. Dessa forma, a autora explica que o cidadão comum passa a confundir a realidade com a televisão, além de prejudicar o pensamento dos cidadãos menos favorecidos. Chauí aborda também as mudanças sofridas pela mídia, em que deixou de nos informar sobre fatos, acontecimentos e situações e passou a noticiar sentimentos, opiniões e impressões. Ela aponta a exposição pública dos sentimentos como o grande sucesso dos programas de televisão que mostram a intimidade das pessoas. A escritora mostra ainda o que essa tendência da mídia está acarretando à população.
Referência: CHAUI, Marilena. Simulacro e Poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. p.5-78.
Bolsista: Rocheli Silveira.



RESUMO



          O livro “Resumo” de autoria de Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli, publicado no ano de 2004, baseia-se na estrutura da sequência didática e traz uma série de exercícios que visam atentar para todos os detalhes que são imprescindíveis na elaboração de um resumo.  Como exemplo de atividades temos: menção ao autor do texto, capacidade de síntese, extração das ideias principais, menção de diferentes ações do autor original, indicação de dados do texto resumido, entre outras.  A realização das atividades desse livro possibilitou que as petianas se capacitassem para o projeto de ensino “Tecelaria da Palavra” e aperfeiçoassem a produção do referido gênero.
Referência: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
Bolsista: Nathalia Madeira Araujo.


IMPROVISO DA LEITURA NA TÉCNICA CLOWN UTILIZANDO TEXTOS TEATRAIS

          Nos dias dezenove e vinte de março de dois mil e treze a bolsista Millaines Carvalho participou da oficina Improviso da Leitura na Técnica Clown utilizando textos teatrais, ofertada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras – Língua Materna, sendo ministrada pelos bolsistas Luiz Eduardo Alimena, Graciela Brunetto e Ana Rullman e organizada pela Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay, então coordenadora do PIBID.


 DA LEITURA À PRODUÇÃO EM QUADRINHOS

          As bolsistas Millaine Carvalho e Rocheli Silveira participaram no dia vinte e sete de março de dois mil e treze da oficina intitulada Da Leitura à Produção em Quadrinhos, ministrada pelos bolsistas Fyama Medeiros e Renan Cardozo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras – Língua Materna que tinha como coordenação a Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay. 



 FOTOGRAFIA E TURISMO

          A Petiana Millaine de Souza Carvalho no dia três de abril participou do Minicurso Fotografia e Turismo, organizado pela turma do segundo semestre do curso de Turismo, sendo ministrado pela fotógrafa Kelly Schmidt.




CURRÍCULO LATTES

          No Dia quatro de maio as Petianas Hohanne Vilela e Rocheli Silveira participaram no II PAMPAPET da oficina Currículo Lattes ministrado pela Profa. Dra. Arlete Maria Feijó Salcides.

CRIAÇÃO DE UM LIVRO INTERATIVO 3D COM O SOFTWARE GOOGLE EARTH

         As Petianas Millaine Carvalho e Nathalia Araujo participaram da oficina Criação de um livro interativo 3D com o software Google Earth, ministrada pelo Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras – Campus Bagé Joao Pedro Rodrigues Santos ocorrido no II PAMPAPET ocorrido no dia quatro de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário