TÉCNICAS PARA FALAR BEM E SE APRESENTAR EM PÚBLICO
No dia 30 de maio, no XVI SULPET, a bolsista Millaine de Souza
Carvalho participou da oficina intitulada Técnicas
para falar bem e se apresentar em público, ministrada pela petiana Bianca
Hoffmann. A petiana iniciou a
oficina com a seguinte questão: Por que aprender a argumentar? Sendo
argumentar, para Bianca, a arte de convencer e persuadir. Para ela, tal arte
contribui para o crescimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo. Para
Bianca Hoffmann, uma boa apresentação depende da preparação, da fala, da
postura. Envolvem a preparação: conhecer bem o assunto; estar preparado; não
confiar excessivamente na memória; na atualidade “deve-se” utilizar as novas
tecnologias; uma apresentação bem organizada, com começo, meio e fim. Englobam
a fala: naturalidade; linguagem adequada; ser bem humorada, mas usar o humor
corretamente; transmitir seriedade; ser autêntico. Abarcam a postura: não ter
medo; cuidar, sempre, da postura e dos gestos; comunicação visual. Foi exposto
na oficina que um bom apresentador não deve somente responder a uma determinada
questão para quem o perguntou, mas sim para todo o público, afinal, algumas
pessoas têm vergonha de perguntar, não têm oportunidade. Hoffmann aconselhou os
participantes a serem seus próprios ouvintes quando apresentam um trabalho. Por
fim, como parte prática, Bianca Hoffmann convidou os participantes a se
sentarem nas cadeiras da frente e explicou como seria a dinâmica. Ela dividiu
as pessoas em dois grupos e deu-lhe uma temática, a dinâmica seria como um
debate, os participantes deveriam organizar argumentos contra e a favor,
dependendo do grupo, para depois debaterem.
Bolsista: Millaine de Souza Carvalho.
O USO DA FOTOGRAFIA NA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
No
dia 4 de julho do corrente ano, as bolsitas Nathalia Araujo, Millaine Carvalho,
Rocheli Predebon e Hohanne Vilela participaram como ouvintes de uma oficina que
estava sendo oferecida pelo Sesc- Senac na Unipampa Campus- Jaguarão. A oficina
intitulada "O
uso da fotografia na documentação pedagógica" teve duração de
4h30m. A oficineira iniciou as atividades aplicando duas dinâmicas aos
participantes, a primeira consistia em fazer com que os alunos caminhassem
sobre folhas para alcançar as demais que estavam no centro da sala. Nas folhas,
estavam escritas as palavras diploma, sucesso, emprego, entre outras, que
seriam os objetivos dos graduandos. Na segunda dinâmica, os alunos, em duplas,
deviam pegar uma foto entre as que estavam sendo distribuídas e contar uma
história sobre aquele momento que estava registrado. Na segunda parte, a
oficina obteve um momento teórico em que a palestrante mostrou conceitos a
respeito da temática, dentre eles, tratou do Punctun que traz a perspectiva que determinadas fotografias são
pontiagudas, têm o poder de nos atravessar como se fossem agulhas.
Referencial
Teórico Utilizado pela palestrante: Barthes, Roland. A câmara clara. Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1984.
Bolsista:
Nathalia Madeira Araujo.
TÉCNICAS PARA FALAR BEM E SE APRESENTAR EM PÚBLICO
No dia 30 de maio, no XVI SULPET, a bolsista Millaine de Souza Carvalho participou da oficina intitulada Técnicas para falar bem e se apresentar em público, ministrada pela petiana Bianca Hoffmann.
A MÍDIA E SEUS TRUQUES
Nilton Hernandes, no capítulo
“Telejornalismo”, do livro “A mídia e seus truques: o que o jornal, TV,
revista, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do
Público”(2006), aborda as estratégias utilizadas pelos telejornais para manter
a atenção dos espectadores. O Jornal
Nacional foi o telejornal utilizado pelo autor como referência para os
estudos. Dentre as estratégias utilizadas pelos telejornais, Hernandez
apresenta a pouca troca de cenários feitos pelo JN, as manchetes como forma de apresentar o que ocorrerá no
programa, as chamadas que acontecem no final de cada bloco para o bloco
seguinte, propagandas no início e final do programa em um tempo menor, além de
notícias leves e pesadas, curtas e longas serem intercaladas. Além disso, o escritor
mostra as características de estrutura que os telejornais apresentam. Também
ele nos relata a importância da câmera como construtora de opinião. Segundo o
autor, todos esses fatores contribuem para que os telejornais passem a imagem
de familiaridade e assim tenham um público fiel.
Referência: HERNANDES, Nilton. Telejornalismo. In:
______. A mídia e seus truques: o que o jornal, TV, revista, rádio
e internet fazem para captar e manter a atenção do Público. São Paulo:
Contexto, 2006. p. 119-182.
Bolsista: Rocheli Silveira.
SIMULACRO E PODER: UMA ANÁLISE DA MÍDIA
Marilena Chauí, em seu livro
“Simulacro e Poder: uma análise da mídia” (2006) analisa a mídia como formadora
de opinião, mostrando como ela tem poder junto à sociedade. Dessa forma, a
autora explica que o cidadão comum passa a confundir a realidade com a
televisão, além de prejudicar o pensamento dos cidadãos menos favorecidos.
Chauí aborda também as mudanças sofridas pela mídia, em que deixou de nos
informar sobre fatos, acontecimentos e situações e passou a noticiar
sentimentos, opiniões e impressões. Ela aponta a exposição pública dos
sentimentos como o grande sucesso dos programas de televisão que mostram a
intimidade das pessoas. A escritora mostra ainda o que essa tendência da mídia
está acarretando à população.
Referência: CHAUI, Marilena. Simulacro e Poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu
Abramo, 2006. p.5-78.
O livro “Resumo” de autoria de
Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli, publicado no
ano de 2004, baseia-se na estrutura da sequência didática e traz uma série de
exercícios que visam atentar para todos os detalhes que são imprescindíveis na
elaboração de um resumo. Como exemplo de atividades temos: menção ao
autor do texto, capacidade de síntese, extração das ideias principais, menção
de diferentes ações do autor original, indicação de dados do texto resumido,
entre outras. A realização das atividades desse livro possibilitou que as
petianas se capacitassem para o projeto de ensino “Tecelaria da Palavra” e
aperfeiçoassem a produção do referido gênero.
Referência: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane;
ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo.
São Paulo: Parábola, 2004.
Bolsista: Nathalia Madeira Araujo.
IMPROVISO DA LEITURA NA TÉCNICA CLOWN UTILIZANDO TEXTOS TEATRAIS
Nos dias dezenove e vinte de
março de dois mil e treze a bolsista Millaines Carvalho participou da oficina Improviso da Leitura na Técnica Clown
utilizando textos teatrais, ofertada pelo Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (PIBID) Letras – Língua Materna, sendo ministrada pelos
bolsistas Luiz Eduardo Alimena, Graciela Brunetto e Ana Rullman e organizada
pela Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay, então coordenadora do PIBID.
DA LEITURA À PRODUÇÃO EM QUADRINHOS
As bolsistas Millaine Carvalho e Rocheli
Silveira participaram no dia vinte e sete de março de dois mil e treze da
oficina intitulada Da Leitura à Produção
em Quadrinhos, ministrada pelos bolsistas Fyama Medeiros e Renan Cardozo do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras – Língua
Materna que tinha como coordenação a Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay.
FOTOGRAFIA E TURISMO
A Petiana Millaine de Souza Carvalho no
dia três de abril participou do Minicurso Fotografia
e Turismo, organizado pela turma do segundo semestre do curso de Turismo,
sendo ministrado pela fotógrafa Kelly Schmidt.
CURRÍCULO LATTES
No Dia quatro de maio as Petianas
Hohanne Vilela e Rocheli Silveira participaram no II PAMPAPET da oficina
Currículo Lattes ministrado pela Profa. Dra. Arlete Maria Feijó Salcides.
CRIAÇÃO DE UM LIVRO INTERATIVO 3D COM O SOFTWARE GOOGLE EARTH
As Petianas Millaine Carvalho e
Nathalia Araujo participaram da oficina Criação de um livro interativo 3D com o
software Google Earth, ministrada pelo Bolsista do Programa de Educação
Tutorial (PET) Letras – Campus Bagé Joao Pedro Rodrigues Santos ocorrido no II
PAMPAPET ocorrido no dia quatro de maio.
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