Pesquisa



Discurso, mídia e escola pesquisa

       O projeto de pesquisa fundamenta-se na Análise de Discurso de linha francesa, linha de estudos que pensa o texto como lugar a partir do qual identificamos discursos que se aliam ou se conflitam ideologicamente. Para a compreensão do funcionamento das discursividades, é preciso analisar textos relacionando-os com suas condições de produção imediatas e sócio-históricas, além de pensar a relação atualidade-memória do dizer. Quaisquer materialidades podem ser estudadas sob esse enfoque teórico. A delimitação deste projeto é pensar como os princípios teórico-metodológicos da Análise de Discurso (AD) contribuem para analisar o funcionamento de textos midiáticos, os quais tentam velar a filiação à ideologia do consumo através de aparentes cumplicidades com o público e neutralidade. Esse projeto “guarda-chuva” compreende a análise de diferentes discursos na mídia: “mulher na mídia”, “esporte na mídia”, “língua materna na mídia”, por exemplo. O objetivo desse projeto é: - refletir sobre o funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de mostrar que a língua presta-se à construção do efeito de neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e público-alvo, mas também indicia tendências ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação em produto, leitor ou espectador em consumidor.

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